segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Brincar é coisa muito séria


O brincar faz parte do desenvolvimento da criança, sendo atividade espontânea essencial para suas interações sociais, tanto quanto para que ela evolua, em sua maneira de organizar e entender a realidade, ao mesmo tempo que lhe permite desenvolver a saúde física, intelectual e mental, estimulando sua curiosidade, afetividade, autoconfiança e autonomia.  Ao longo dessa evolução, o brincar da criança não só se modifica, como lhe permite diferenciar a realidade da fantasia e do imaginário. O projeto visa refletir, analisar e propor atividades, na tentativa de tornar possível fazer as práticas pedagógicas dos conteúdos das séries iniciais de forma lúdica e prazerosa. O que temos observado nas escolas de ensino fundamental é uma prática distante da realidade dos alunos, com conteúdos trabalhados isoladamente, quando poderiam estar sendo aplicados de maneira interdisciplinar. As atividades propostas pelos professores são quase que essencialmente reprodutivistas, não levando os alunos a pensar e a refletir o conhecimento e sua reconstrução. Assim, propomos a realização da intervenção, de forma lúdica, através de atividades que, ofereçam desafios, proporcionando um momento de aprendizagem diferenciado daquele normalmente encontrado em sala de aula, e que não tem despertado o interesse e a atenção da criança. Utilizando como recursos os jogos, a contação de histórias, a dramatização, e a prática da criação desses recursos, percebemos que, o ensino a partir da ludicidade, proporciona uma melhor compreensão para os alunos, favorecendo a reflexão, a autonomia e, ainda, a criatividade. Infelizmente, o que se verifica é que o brincar, não é entendido como atividade integrante do ensino fundamental, tanto por parte do sistema de ensino, como dos professores e dos pais, por não ser considerada relevante ou de importância para a vida humana. Procuramos então, mostrar a contribuição do brincar no processo de ensino-aprendizagem, salientando que é possível tornar as práticas pedagógicas mais dinâmicas, utilizando o lúdico como um poderoso instrumento de aprendizagem significativa. . É um espaço de direito da criança, que traduz o real para a realidade infantil e por ser atividade, pois faz parte do seu universo, é grande aliada para a aprendizagem, já que ela continua sendo o mesmo indivíduo, independentemente do ambiente onde esteja, casa ou escola. O papel do educador, não é o de simples transmissor de conteúdos, que não dá importância à capacidade da criança de descobrir por si mesma, mas o de mediador desta descoberta, fornecendo-lhe as ferramentas necessárias, e adequadas às suas possibilidades de utilização.

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