O brincar
faz parte do desenvolvimento da criança, sendo atividade espontânea essencial
para suas interações sociais, tanto quanto para que ela evolua, em sua maneira
de organizar e entender a realidade, ao mesmo tempo que lhe permite desenvolver
a saúde física, intelectual e mental, estimulando sua curiosidade, afetividade,
autoconfiança e autonomia. Ao longo
dessa evolução, o brincar da criança não só se modifica, como lhe permite
diferenciar a realidade da fantasia e do imaginário. O projeto visa refletir,
analisar e propor atividades, na tentativa de tornar possível fazer as práticas
pedagógicas dos conteúdos das séries iniciais de forma lúdica e prazerosa. O
que temos observado nas escolas de ensino fundamental é uma prática distante da
realidade dos alunos, com conteúdos trabalhados isoladamente, quando poderiam
estar sendo aplicados de maneira interdisciplinar. As atividades propostas
pelos professores são quase que essencialmente reprodutivistas, não levando os
alunos a pensar e a refletir o conhecimento e sua reconstrução. Assim, propomos
a realização da intervenção, de forma lúdica, através de atividades que,
ofereçam desafios, proporcionando um momento de aprendizagem diferenciado
daquele normalmente encontrado em sala de aula, e que não tem despertado o
interesse e a atenção da criança. Utilizando como recursos os jogos, a contação
de histórias, a dramatização, e a prática da criação desses recursos,
percebemos que, o ensino a partir da ludicidade, proporciona uma melhor
compreensão para os alunos, favorecendo a reflexão, a autonomia e, ainda, a
criatividade. Infelizmente, o que se verifica é que o brincar, não é entendido
como atividade integrante do ensino fundamental, tanto por parte do sistema de
ensino, como dos professores e dos pais, por não ser considerada relevante ou
de importância para a vida humana. Procuramos então, mostrar a contribuição do
brincar no processo de ensino-aprendizagem, salientando que é possível tornar
as práticas pedagógicas mais dinâmicas, utilizando o lúdico como um poderoso
instrumento de aprendizagem significativa. . É um espaço de direito da criança,
que traduz o real para a realidade infantil e por ser atividade, pois faz parte
do seu universo, é grande aliada para a aprendizagem, já que ela continua sendo
o mesmo indivíduo, independentemente do ambiente onde esteja, casa ou escola. O
papel do educador, não é o de simples transmissor de conteúdos, que não dá
importância à capacidade da criança de descobrir por si mesma, mas o de
mediador desta descoberta, fornecendo-lhe as ferramentas necessárias, e
adequadas às suas possibilidades de utilização.
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